quinta-feira, 27 de maio de 2010


A profª Otelice Soares criou um blog para compartilhar informaçoes e atividades com os alunos da 7ª série do nosso colégio. E já tem uma atividade disponivel no Blog ! Acesse o blog > CAMINHOS !

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Vamos cuidar da nossa escola !



Todos nós queremos que nossa escola seja a melhor e possa servir de exemplo para as demais, não é mesmo?

Então vamos cuidar da nossa escola, pois a escola é o espaço para aprender a lidar com as diferenças, para colocar em prática os valores apreendidos com a família; para transformar informações em aprendizagem que tenham significado para a sua existência; espaço para manter acesa a chama da esperança de ser um contribuinte com ações para um mundo melhor.

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Vestibular UEFS: Inscrições prorrogadas até segunda-feira

A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) prorrogou até as 12 horas de segunda-feira (24) as inscrições para o vestibular 2010.2. São oferecidas 685 vagas em 19 cursos. As inscrições são realizadas exclusivamente pela internet, através do portal www.uefs.br, seção Processo Seletivo (acesso direto pela home-page http://prosel.uefs.br). Clique aqui.

Após o preenchimento dos dados pessoas, o candidato deve imprimir o comprovante e pagar a taxa de inscrição, no valor de R$ 80, também até segunda-feira.

As provas serão aplicadas no período de 18 a 20 de julho e o início do semestre letivo está previsto para a segunda quinzena de agosto.

quinta-feira, 20 de maio de 2010

CIA NÓS POR EXEMPLO apresenta DOM CASMURRO


DOM CASMURRO
DIAS: 22 E 23 DE MAIO AS 20:30
LOCAL: TEATRO MUNICIPAL MARGARIDA RIBEIRO
MUNICÍPIO:FEIRA DE SANTANA-BA
REALIZAÇÃO: CIA NÓS POR EXEMPLO

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Museu Casa do Sertão expõe acervo de Monsenhor Galvão


Escritos, anotações, recortes de jornais, cópias de documentos e livros compõem a exposição “Monsenhor Galvão: na trilha da história” que retrata parte da trajetória de pesquisador do ex-professor e vice-reitor da Uefs. Galvão foi um dos principais pesquisadores responsáveis pela coleta e reunião de fontes e informações sobre a história de Feira de Santana e região.

A exposição foi montada a partir do acervo pessoal, composto principalmente de manuscritos do referido sacerdote, doado pela família, em 2008, material ainda desconhecido do público pesquisador. Os itens da exposição revelam o trabalho de Monsenhor Galvão como pesquisador assíduo de arquivos paroquiais, públicos e acervos particulares.

Os manuscritos versam principalmente sobre as fontes consultadas para a composição do artigo publicado no primeiro número da Revista Sitientibus, intitulado “Os primeiros povoadores da região de Feira de Santana”, que traz à cena histórica o processo de povoamento e colonização na região ainda no século XVII, bem como a presença dos índios Paiaiás, alvo de perseguições dos colonos portugueses. Além de creditar ao distrito de São José das Itapororocas a condição de primeiro núcleo de povoamento da região de Feira de Santana.

A exposição ficará em exibição até o fim de julho na Sala Dival Pitombo no Museu Casa do Sertão, campus da Uefs. O horário da visitação é das 8 às 11h45 e das 14 as 17h45. Informações pelos telefones (75) 3224-8099 e 3224-8029.


Sobre Monsenhor Galvão












Natural de Brejões (BA), Monsenhor Renato de Andrade Galvão era filho de Pedro de Andrade Galvão e Anísia Galvão. Ordenou-se sacerdote em 1942, porém, somente após duas décadas de sacerdócio assumiria, em 1965, a Paróquia da Catedral de Feira de Santana. Nasceu em 11 de maio de 1918 e faleceu em 9 de abril de 1995.

Em Feira foi um dos fundadores do Serviço de Integração ao Migrante (SIM); da Associação Feirense de Assistência Social (Afas), Obra Promocional de Santana e da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), onde atuou também como professor do Departamento de Ciências Humanas e Filosofia, na extinta disciplina Estudos dos Problemas Brasileiros (EPB). Além de acadêmico, na gestão do professor José Maria Nunes Marques foi vice-reitor entre 1979 e 1987.

Como sacerdote foi pároco de Jaguari, Cícero Dantas e administrador paroquial de Paripiranga, Nova Soure, Cipó, Olindina, Antônio Cardoso e Itapicuru. Chegou a administrar simultaneamente cinco paróquias, devido à carência de sacerdotes. Foi também Cura da Catedral de Santana, Vigário Geral da Diocese e membro do Conselho Presbiterial.

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Vestibular UEFS


A Universidade Estadual de Feira de Santana inscreve até 16 de maio para o vestibular do segundo semestre de 2010.

São oferecidas 685 vagas em 19 cursos. As provas serão aplicadas no período de 18 a 20 de julho e o início do semestre letivo está previsto para a segunda quinzena de agosto.

As inscrições têm de ser feitas exclusivamente pela internet nos sites www.uefs.br ou http://prosel.uefs.br. Após o preenchimento dos dados pessoais, o candidato deve imprimir o comprovante e pagar a taxa de inscrição, no valor de R$ 80, até 17 de maio em qualquer agência do Banco do Brasil.

Ações afirmativas

A política de ações afirmativas da Uefs destina 50% das vagas para alunos que tenham cursado todo o ensino médio e pelo menos dois anos do ensino fundamental na rede pública.

Destas, 80% são reservadas para quem se declarar afrodescendente. O número de vagas poderá ser superior a 685, já que são oferecidas duas vagas a mais, por curso, para membros de comunidades indígenas ou quilombolas.

No vestibular de meio de ano, a Uefs não oferece vagas para os cursos de medicina, engenharia de computação e farmácia.

terça-feira, 11 de maio de 2010

FELIZ DIA DAS MÃES !!


"Você, eu, nós que temos a capacidade de gerar outro ser, temos também o dever de gerar alternativas para que a nossa ação criadora, realmente ajude a outras mulheres a conquistarem a Liberdade de Ser..."

Essa é a homenagem do Colegio Est. Profª Maria José de Lima Silveira a todas as mães !!

Feliz Dia das Mães !

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Poema da Profª Celeste Oliveira !






REENCONTRO


Celeste Aida Pereira de Oliveira



Eu não lembrava de ti

assim... tão bela!

Tão maravilhosa, em sua exuberância

De onde surgiram estas sinuosas curvas, despercebidas

aos olhos da minha lembrança?



Escuto o carro-de-boi

a te ensinar tristes cantigas...

E o aperto no peito é tão presente

(e tão sentido) que o coração sufoca,

transformando-se em dor

o distante gemido.



E tu estás aqui

Plena

em toda tua boniteza...

E o carro-de-boi? Para onde foi?

Perdeu-se nos caminhos, talvez insondáveis

da minha infância?



Divago...

É que te miro assim, depois de tanto tempo

e não encontro marcas para enfeiar a tua face.

O tempo...

para ti não é mistério,

pois te fez mais viva e mais vibrante.



Observo o homem que o gado pastoreia

diante da tua beleza, embevecido.

Parece-me um Dirceu, talvez Romeu, quem sabe...Isolda?

A-pai-xo-na-do

por ti: Marília? talvez Julieta? quem sabe... Isolda?

(Cala-me o teu nome)

Mas que importa, se é a mesma paixão?



O vento cochicha em meu ouvido

aquele segredo eterno

que nos faz conscientes

da força de um bem-querer:

-Quero-te demais!
(...)
 
---------------------------------------------------------
Esta é apenas uma parte do poema, que foi retirado do blog da profª Otelice Soares : POESIAS DE OTELICE SOARES