Conselho Escolar


Síntese do Diagnóstico sobre o Conselho Escolar

O Colégio Estadual Profª Maria José de Lima Silveira, situado no distrito de Maria Quitéria, pertencente ao município de Feira de Santana, possui hoje mil quinhentos e três alunos dividos nos três turnos de funcionamento. Para tanto, contamos com um contingente de quarenta professores e quinze funcionários.
Para orientar melhor os trabalhos não possuímos um Projeto Político Pedagógico, problema que estamos tentando solucionar agora com a confecção deste documento. A produção do mesmo já nos trouxe bons frutos, pois na dinâmica de motivação para que os diversos segmentos participem da sua construção conseguimos em especial mobilizar a comunidade local e criamos o GECOM- Grupo Escola e Comunidade. Este grupo tem surtindo um efeito muito interessante no tocante às diversas questões da Unidade Escolar, desde a  disciplina dos alunos até as questões pedagógicas e a participação dos diversos segmentos nos diferentes assuntos relacionados ao bom andamento das questões educacionais.
No tocante aos Conselhos Escolares, apesar de possuirmos um Colegiado, criado a partir de uma determinação da Secretaria de Educação e interesse também de alguns professores desejosos de participar mais ativamente do cotidiano escolar, ainda não tem sua participação de forma efetiva. Percebemos até que desejam a princípio realizar um bom trabalho, mas no correr do ano as intenções vão se dissipanmdo e aí acaba ficando de lado o trabalho colegiado, algumas poucas reuniões são normalmente convocadas pela gestão na tentava de consultá-los para que auxiliem na tomada de decisões, mas os representantes apesar de discutir os temas abordados não deliberam. Ficando mais uma vez a cargo da direção decidir os rumos que serão tomados.
A questão da formação política do indivíduo é talvez uma prioridade na tentativa de superar esse problema, os diversos segmentos precisam se dar conta da sua importância no contexto escolar, perceberem-se pertencentes daquele ambiente e portanto responsáveis pela sua história. Este, entretanto, é um trabalho que demanda muita leitura e mudança necessária de mentalidade, para que construamos um projeto de educação realmente pautado nas diretrizes democráticas.